webARTz - Onde a WEB encontra a ARTE

Cadastre-se no Mercado Livre, clique aqui !!
30 jan
WebDesign: Honestidade Profissional vs Esperteza Amadora

WebDesign: Honestidade Profissional vs Esperteza Amadora

Olá pessoal, volto aqui com mais um assunto polêmico mas que vejo necessário debatermos sobre ele.

Quantos de vocês já não abriram o código fonte de uma página na internet e encontraram uma propriedade chamada “spacer.gif”? Para quem não sabe, essa propriedade é gerada automaticamente ao se usar um programa que utiliza do recurso WYSIWYG (What You See Is What You Get), que nada mais é um recurso que te “capacita” a fazer uma página em HTML sem nem saber mexer em códigos, os programa mais conhecidos que fazem isso é o *Photoshop, *Fireworks , **Dreamwever.

  • *Photoshop e Fireworks tem uma ferramenta chamada “slice”, que corta o seu layout já em tabelas de maneira que você possa produzir um site por ele, dar comandos em botões e tudo mais.
  • ** O Dreamwever tem um recurso chamado “design”, que te disponibiliza uma vasta opção de mini-editores, então se quiser fazer um site, ele vai te disponibilizar um mini-editor de tabelas, mini-editor de CSS[bb] e até o que eu acho mais absurdo, mini-editores para se construir códigos em PHP, como mini-editor de banco de dados (my/Sql), mini-editor de login e senha, mini-editor de formulário e vários outros.

Então, pela minha pergunta, a resposta seria uma, se achar “spacer.gif” em um site no mínimo ele não foi feito por um Web Designer e muito menos por um Programador. Porque? Porque no momento que o cara fez isso ele usou de “Esperteza Amadora” e acabou desqualificando todo um trabalho que ele supõe saber fazer e ser profissional disso.

Entenda, WYSIWYG foi criado para pessoas comuns, não profissionais, para “brincarem” de Web Design, a fazer sua própria página e ver como ela fica com tal recurso, para postar em um servidor qualquer e mostrar para os amigos. Não estou dizendo que se usar um desses programas que eu mencionei você se torna “Espertinho Amador”, estou dizendo que esses programas são sim Profissionais que tem alguns recursos amadores que passam a ser descartáveis no momento que o cara quer realmente trabalhar, fazer sua carreira e etc.

Eu mesmo uso Dreamwever por seus recursos profissionais, mas esqueça se achar que eu uso o seu “design”, mini-editores de alguma coisa ou até mesmo o tal do “Split”, faço na mão mesmo e não se preocupem, uso também Notepad++, bloco de notas, já usei Eclipse[bb], Net Beans e Zend Studio. E eu não digo isso para me engrandecer, ao contrario, vários profissionais hoje utilizam de programas similares e são tão quanto Profissionais e Experientes. O que eu fico irritado é ver que nosso mercado, além de ter a “Competição Sadia” tem esses “Espertinho Amadores” que vendem seus serviços sabendo da vulnerabilidade do cliente (que não sabe o que ele esta fazendo) e acham que podem vender “Layout Fatiado” e se auto denominarem Web Designer ou Programador.

Vi um dia desses um site de um colega programador mais experiente que eu, abri o código fonte do site dele e ta lá o bendito “spacer.gif”. Pó! Só falta agora o cara falar que ele é programador e não “Designer” para não poder fazer (ou não saber) um simples código HTML na mão, brincadeira né?

Terminando a conversa, minha indignação é por conta de saber que aqueles que praticam “Honestidade Profissional” passam horas para aprender um código que um cara pega pronto na net, e olha que já vi muito profissional pegando código na net e sendo honesto ao dizer que esta aprendendo a mexer nele, mas outros, copiam e colam na cara dura! E não tão nem ai, esquecem que ao vender algo, eles tem que prestar assistência ao cliente, e isso não vai existir pois o cara não sabe nem o que fez.

Para os iniciantes em Web Design ou Programação fica a dica, aprendam a mexer no WYSIWYG apenas para saber que ele não pode ser utilizado em seus trabalhos profissionais, descartem esse tipo de recurso uma vez que você quer aprender de verdade a profissão, e nem vem com papo que “vou demorar muito para aprender esse monte de codigos”, uai? E quem disse que para você praticar qualquer profissão tem que ser na “moleza”? Faça calo no dedo e vamu que vamu. É por essa falta de dedicação que nosso mercado esta cheio de pessoas que ajudam a tirar a credibilidade de nosso trabalho perante os leigos.

E Peço até que façam um teste, abrem um site de um “amigo” Web Design que você devem ter, cliquem exibir>código-fonte (no firefox, mas podem fazer tbm em outros navegadores), se acharem algum “spacer.gif” publiquem aqui nos comentários apenas para demonstrar o quanto esse mercado esta cheio de tais “profissionais”.

No final, pabenizo a todos os amigos profissionais que se dedicam em seus trabalhos para sempre oferecer o melhor e lamento por aqueles que gostariam de seguir esse mesmo lado mas escolhendo caminhos errados.

Nunca é tarde para fazermos as escolhas certas.

Agradeço a atenção de todos.

Comentários (61)

Trackbacks/Pingbacks (0)

  • Elvis Farias escreveu:

    Responder

    Discordo em partes. Sei que é necessário a busca do conhecimento e que se estude. Mas… E como ficam os webdesigners autodidatas?? Faça o favor de acessar esse site: http://www.iaguitars.com/ Ele tem o bendito spacer.gif mas está entre os melhores sites da categoria css/dhtml e é um site muito profissional e atraente.. Muito mais que muitos sites de pessoas que estudam e se esforçam e que fazem parte do time dos [profissionais de verdade] e que são horríveis, cheio de erros, e nada funcional…

    A internet é livre em tudo. A liberdade de criação, muito mais… Ainda mais quando temos espertezas amadoras que trabalham infinitamente melhor do que a honestidade profissional… É isso.

    sábado, 30 de janeiro de 2010 às 12:31
  • Danilo escreveu:

    Responder

    Muito bom e de grande conhecimento o cranio de quem escreveu isso… ou seja o cara será milionário rapidim…

    Legal

    sábado, 30 de janeiro de 2010 às 12:12
  • Danilo escreveu:

    Responder

    De grande conhecimento e importancia este artigo.. o cara que escreveu tem um cranio milionario

    sábado, 30 de janeiro de 2010 às 12:14
  • Cristina Eller escreveu:

    Responder

    Na minha opnião, ser profissional não é uma benção e sim consequencia de esforço e trabalho. Posso até dar outro exemplo: se eu estiver fazendo faculdade de jornalismo e escrever uma materia utilizando todo os recursos do WORD ? No minimo demonstra que não sei nada de portugues e tbm gramatica.

    A questão ai não esta em usar o programa ou não e sim saber fazer sozinho e usar tais recursos como ferramentas e não dependencia, lembrando que parte dos profissionais de Web Design e Programadores são autodatas, desde os verdadeiros profissionais ou até aqueles que não são.

    sábado, 30 de janeiro de 2010 às 20:24
  • Carlos Margno escreveu:

    Responder

    Depois de ler a respeito procurei pela net algo a respeito e encontrei esse artigo:

    http://www.mxstudio.com.br/usabilidade/a_internet_nao_e_wysiwyg/

    Que fala mais ou menos isso, é interessante saber a preocupação de profissionais em manter a qualidade de suas criações e “desmascarando” aqueles que tentam ser o que deveriam estar estudando para ser e que mais ajudam a queimar o filme do que cooperar de verdade.

    sábado, 30 de janeiro de 2010 às 20:50
  • Maria Rosa Candido escreveu:

    Responder

    Fiquei impressionada, dificilmente temos pessoas que realmente falam de assuntos até então polêmicos e pouco comentados livremente.
    Internet é isso, se não debatermos sobre o que achamos vamos ser passados para trás por alguém, gostei muito do seu post e concordo plenamente no que escreveu.

    Esta de parabens….beijim…..S2!!

    sábado, 30 de janeiro de 2010 às 20:56
  • Denis escreveu:

    Responder

    Show! o.O

    sábado, 30 de janeiro de 2010 às 21:05
  • Geronildo Jr. escreveu:

    Responder

    Cara, é o seguinte… hoje existe mercado pra todo mundo, tanto pro profissional quanto pro “webmaster” (sim, estou comparando o que você chamou de Esperto Amador com os velhos webmasters). Não cabe a nós fazer com que os “micreiros” tornem-se profissionais, cabe a nós fazermos a nossa parte. Lembre-se: quando o cliente quiser uma atualização o micreiro vai quebrar literalmente a cabeça, refazendo tudo do zero. E nós profissionais levaremos muito menos tempo/esforço que os pobres coitados. Mas, quem tem de demonstrar isso pro cliente somos nós, mostrando nosso profissionalismo (que é estampado em nossa testa). Bom, é isso!

    sábado, 30 de janeiro de 2010 às 22:54
  • Lucas escreveu:

    Responder

    Fico imaginando se nao tivesse photshop/fireworks, como seria esses sites , hehe …

    segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010 às 1:13
  • 10ºCarlinhos Lehn escreveu:

    Responder

    Cara, eu estava vendo umas paginas no Google e entrei aqui nesse post,
    Eu acredito que você esteja indignado por outro motivo, bem, agencias grandes às vezes usam o bendito space.gif, todos às vezes usam um layout recortado, principalmente em hot site.
    Nada contra seu ponto de vista, mas acredito que você como profissional “tão qualificado” quanto menciona acima, se é que é, não ligaria para tal coisa sem importância. Pois se você é bom vai pegar contas de clientes grandes e não vai se importar por um sitezinho mixuruca que vale mil reais, isso seria trocado pra você ou pra sua agencia, então, da uma banda, alivia a pressão e deixa esse tipo de comentário pra você. Pois se você tem nome, tem espaço no mercado e tem experiência, isso tudo já fala por seu trabalho e acredito que continhas de site de mil reais não seja o teu foco. Eu e minha agência não almejamos isso e você?

    Um abraço

    Dois pontos de vistas!!!
    Também quero ser colunista, para escrever bobagens, e dizer que sou “BOM”
    A primeira impressao do portal foi boa, mas depois de ter lido esse post.. caiu alguns pontos no meu conseito (e o que importa ele neh?)..

    segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010 às 2:02
  • 11ºAnderson Backes escreveu:

    Responder

    Bom dia amigos do webartz. Grande contribuição da parte de vocês.

    Ao amigo Carlinhos;

    Sou colunista e sócio-fundador desse blog. Gostei muito da tua participação, assim como da participação dos outros usuários. É bem interessante saber que nossos visitantes estão participando dos posts.
    Gostaria de deixar bem claro que aqui no webartz, todos têm o direito de expor sua opinião e a única coisa que pedimos em troca é que os usuários do site sejam respeitosos com os colunistas e com o blog.
    Todas as opiniões expressadas aqui pelos colunistas são de inteira responsabilidade de cada um, ou seja, tudo que foi escrito neste post é de responsabilidade do Wesley, e por isso, deve ser respeitada, afinal de contas, o que ele escreveu é a opinião que ele tem a respeito deste assunto. A ferramenta que criamos é para funcionar como uma via de duas mãos onde nós entramos com o conteúdo e vocês com a opinião, sempre respeitando uns ao outros.
    Neste blog, em mais de 400 posts, nenhum dos colunistas afirmou ser melhor do que ninguém. Na verdade a galera que escreve aqui faz isso simplesmente porque gosta e não para provar que sabe mais ou menos do que o internauta que visita o nosso site.
    Ao contrário do que você diz em seu comentário, a sua opinião é importante para o blog, só assim a gente pode debater e fazer com que os conteúdos fiquem mais interessantes. Todos os pontos de vista são bem vindos, mas sempre como eu falei, respeito em primeiro lugar!

    Obrigado!

    segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010 às 9:05 www.webartz.com.br
  • 12ºRonaldo R. Sousa escreveu:

    Responder

    Acho que entendo a indignação no post ao retratar que pessoas que usam de tal “esperteza” não se esforçam para poder evoluir desse ponto. O que vejo mais o pessoal dizendo é que se o cliente aceita e paga, é prq ta tudo certo e não é bem por ai não.

    Varios orgãos existem para varias profissões para poder regulamentar e determinar qualidade entre produtos e serviços dando mais enfase aos profissionais que estudaram para chegar onde estão e punindo aqueles não respeitam. Mas como Web Design esta ligado a internet, a coisa flui livremente, por isso acho que cabe a profissionais instruir nós leigos sobre a boa prática da profissão e as más praticas.

    Quantos aqui já não ouviram falar de algum tecnico de informatica que ao consertar um computador trocou uma peça (indevidamente) por outra de baixa qualidade e entregou pro cliente sem ele saber?

    Acho a iniciativa do post muito positiva e nos faz pensar a respeito de como devemos agir, cliente e profissionais.

    Falow ai!

    segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010 às 10:41
  • 13ºkissila escreveu:

    Responder

    Olha .. interessante isso ..tem muita “Esperto Amador” (preguisa amadora) querendedo tirar vantagem…enquanto o profissional de verdade ta la ralando p fazer a pagina e ainda demora p ser reconhecido ..infelizmente a vida n e facil .. por isso q a gente tem q dar duro,reconhecer o trabalho e fazer com Honestidade

    segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010 às 12:10
  • 14ºKatsuji escreveu:

    Responder

    Bom artigo, uma explicação simples para quem não entende muito e acha que qualquer pessoa pode criar um website, a partir de “programas prontos”.

    segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010 às 12:16
  • 15ºGordo escreveu:

    Responder

    Muito bom!!

    segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010 às 15:16 www.coisas-do-gordo.blogspot.com/
  • 16ºAndre Souza escreveu:

    Responder

    Pois bem, acho esse tipo de “vamos dizer assim falcatrua” uma estrema falta de respeito para com os profissionais que passam anos e anos estudando para aprender tal profissão, ai alguem inventa um programa que é rapido e facil , ai que começa o problema as pessoas passam a mexer em tal programa e começam a verder isso é claro por um preço mais barato que um profissional qualificado paga, mais como estamos no Brasil as pessoas nao prezao isso,elas prezam o dinheiro que vai sair do bolso, msm sendo uma coisa que pode nao ter garantia ,acabam preferindo o mais barato.

    Isso é uma tremenda falta de informaçao, bom nao vo fala mais . Hj começo minha Faculdade de informatica “Sistemas de Informaçao” e espero aprender muitas coisas e ser um profissional qualificado e nao um profissional de meia tijela VLW………………

    segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010 às 17:19
  • 17ºGui. Jr escreveu:

    Responder

    São atitudes como essas que revelam aos clientes o que eles realmente estão tendo como profissionais e abrem os olhos para saberem avaliar o mesmo, de maneira que não saiam prejudicado, seja financeiramente ou em qualidade.

    Dificilmente vejo tais atitudes e acho melhor encorajar tal iniciativa do que critica-la.
    Na minha opinião, acho que os que se incomodam é porque praticam o mesmo, pois se não, nem se incomodariam tanto, afinal, o profissional se faz por si mesmo.

    terça-feira, 02 de fevereiro de 2010 às 9:38
  • 18ºRayner escreveu:

    Responder

    Muito boa a matéria, parabéns.

    terça-feira, 02 de fevereiro de 2010 às 16:27
  • 19ºSandro Meideiros escreveu:

    Responder

    Parabens pelo post, assuntos como esse mais informam do que escandalizam. Parabens também ao blog Web Artz por darem espaço para tais assuntos e por terem tal pessooa em seu grupo de colunistas.

    Não conhecia o blog antes mais agora já coloquei nos favoritos. Abraços!

    quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010 às 8:31
  • 20ºMiguel escreveu:

    Responder

    Magnifico o POST, parabens, estou aprendendo o Web Design e foi de muito instrução tais informações. Vou passar a estudar código e entender melhor.

    quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010 às 9:10
  • 21ºDaniell Gomes escreveu:

    Responder

    Gostei muito. quero esperar os proximos posts desse cara…muito bom mesmo!

    quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010 às 10:04
  • 22ºJoel S. da Silva escreveu:

    Responder

    Já vi outros assuntos desses na NET, sou tbm contra essas pessoas que usam “ATALHOS” para poderem ser “PROFISSIONAIS” e não de fato estudam para poderem aprimorar seus conhecimentos e sairem desse “ESQUEMA”.

    É tão fácil! Pô e ainda aprende muito mais coisas ainda do ficar nessa. São caras assim que se perguntarem que tipo de codigo semantico o cara usa, ele num sabe nem a onde começara para “TENTAR” explicar algo que ele não sabe……rsrs

    quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010 às 12:53
  • 23ºUélinton Morais escreveu:

    Responder

    Nossa! Muito bom seu artigo!

    Realmente nós profissionais somos muito prejudicados por “picaretas”…E os clientes também saem lesados, porque precisam gastar 2 vezes.

    O Wesley Andrade, você não é parente do Lucas Celebridade http://lucasfamapop.blogspot.com/ …realmente, pela foto, você é muito parecido com ele! Como este mundo é pequeno!

    Um abraço!
    Parabéns pelo post!

    quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010 às 15:32
  • 24ºWilson Nakata escreveu:

    Responder

    Concordo com o Uélinton Morais a respeito com a semelhança com o “Lucas Celebridade” e tbm concordo com o ponto de vista de Wesley Andrade a respeito que deve se haver mais respeito na criação de páginas, pois senão, vira bagunça.

    quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010 às 19:23
  • 25ºJean Junqueira escreveu:

    Responder

    Concordo com o -Joel S. da Silva-. E digo mais, é hora de muito cursinho por ai tambem acordar e ensinar os caras de verdade do que insentivar uso de tais ferramentas.

    É minha opinião sobre o assunto… Vlw ai!

    quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010 às 23:50
  • 26ºEduarda Ki escreveu:

    Responder

    Valeu Uélinton Morais realemten são bastante parecidos……. rsrsrsrs……gostei muito do blog, li outras materias e tambem achei legal, a respeito do post, parabens pelo tema e a maneira que abordou, pode até ser polemico mas necessario para podermos entender melhor o que vem acontecendo nesse mercado. Bjs!!!!!

    sexta-feira, 05 de fevereiro de 2010 às 7:39
  • 27ºMichael Ruan Rodrigues escreveu:

    Responder

    Muito bem escrito e muito bem apresentado a ideia a respeito do assunto… Parabens!!!

    sábado, 06 de fevereiro de 2010 às 18:20
  • 28ºAlex escreveu:

    Responder

    Realmente: Danilo… Concordo com você…Tem que ser fera mesmo o cara….crânio mesmo !

    Legal²

    domingo, 07 de fevereiro de 2010 às 13:04
  • 29ºLuiz escreveu:

    Responder

    Eu acho que isso não é fato de ser profissional ou não.Um cara faz manualmente sem copiar código achado na net,mais faz;o outro usando código mas também faz e em menos tempo….
    Hoje quem não for esperto acho q menos tem!Resumindo:Usando ou não isso não fará muita diferença ao cliente e sim que entregue na hora determinada e do jeito que foi pedido…
    Agora se você faz manualmente creio que gastáram mais tempo,mais caso não achar na net o código desejavel será bem recompesado por sua capacidade de tentar fazer.
    ”Gênio faz,burro copia”

    domingo, 07 de fevereiro de 2010 às 21:55
  • 30ºJosé escreveu:

    Responder

    ”Gênio faz,burro copia”

    KKKKKK…concordo plenamente…srsrrsrsrs

    segunda-feira, 08 de fevereiro de 2010 às 14:34
  • 31ºJônatas Edinger escreveu:

    Responder

    Achei muio interessante o post aqui do nosso amigo.
    Mas o que posso te dizer, conheço alguns ai que ganharam bastante dinheiro e trabalhavam com um grande número de clientes, e os trabalhos eram feitos sobre uma imagem de BKG e com links sobrepostos. Daí eu penso pra mim, vale a pena estudar e batalhar pra aprender e fazer algo bom mesmo, ou se a “manha” está na lábia do vendedor e do “programador”? Isto é, não adianta só saber fazer, tem que saber vender e defender seu trabalho, embora seja de qualquer jeito né, mesmo alguns fazendo os trabalhos nas “coxas” como se diz por aqui.

    O complicado disso, é que nós que já estamos na area ou estamos começando, aprendemos isto e sabemos identificar tais “trapaças”, mas um cliente, ou alguem que deseja ter seu site / e-commerce…. quer resultado, pra ele não importa o que faz funcionar, de que jeito, se o site se “move”, “pula”, tem que funcionar.
    Eu tenho um conhecimento básico no momento, um basico de cada parte, mas mesmo assim não utilizo tais meios pra fazer um trabalho, tento da melhor maneira possível fazer algo dentro dos padrões que aprendi, mas dai vai da intenção ou caráter de cada profissional ou admiradores do ramo.
    Um abraço pra galera ai.

    terça-feira, 09 de fevereiro de 2010 às 9:20
  • 32ºJoão Ribeiro escreveu:

    Responder

    Realmente não tem como o cliente identificar a diferença de tecnicas usadas para poder distinguir os diferentes tipos. Acredito que cabe agente continuar estudando, pois, tem coisas que aqueles que fazem nas “coxas” nunca vão saber, a tendencia de mercado é que esses tipos de profissionais vão se “perdendo” com o tempo.

    Veja só por exemplo na época de ouro dos Tecnicos em Informatica onde qualquer carinha que abria um computador já se dizia tecnico. Hoje o mercado já sabe indentificar esses tipos de individuos daqueles que são realmente profissionais. Acho que é só questão de tempo.

    terça-feira, 09 de fevereiro de 2010 às 13:36
  • 33ºAnderson Carlos escreveu:

    Responder

    Muito com o assunto abordado.
    Assumo que já utilizei essa técnica e digo: Não valeu a pena.
    Todo o tempo que gastei depois tendo que organizar, editar e consertar o código gerado eu poderia ter feito na mão e sobrado tempo.
    Existem inúmeros cursos, livros e, até, websites com tutoriais ensinando várias técnicas diferentes e bem funcionais.
    Se a pessoa que se autodenomina “designer” não pode tirar algumas horas do dia para estudar, profissional é uma das coisas que ele não é.

    Muito bom o artigo, Wesley. Parabéns.

    quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 às 15:05
  • 34ºDavid Costa escreveu:

    Responder

    Sou Web Designer, estudei para chegar onde estou e digo, “polpar” esforço por conta de uma “facilidade” não vale a pena, sugeito que cria site fazendo no modo “fácil” infelizmente não detem dos mesmos conhecimentos que alguém que estudou para chegar lá.

    Já vi muito “programador” que depois descobriram que o cara fazia site usando “slyce” do Photoshop (ou Fireworks) e depois de contrariado, vem argumentar que é mais “rápido” fazer assim e que não é obrigação dele fazer direito pois ele não é “Designer”. Mas o cara mesmo não percebeu que ele ser programador lhe da condições de saber escrever no minimo um código em html ou css??

    Realmente existem argumentos que não colam e que só nos faz duvidar da capacidade do cara.

    Bom, é isso ai, e parabens pelo Post!!

    quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 às 8:37
  • 35ºFelipe escreveu:

    Responder

    q q o spacer.gif tem a ver com usar dreamweaver, to tentando descubrir até agora isso, eu uso fireworks + dreamweaver, e n vejo problema, e tbm n tenho nenhum spacer.gif nos meus sites…

    domingo, 14 de fevereiro de 2010 às 15:48 www.alfbr.net
    • 36ºMateus escreveu:

      pô cara.. É porque usando a ferramenta slice esses programas geram imagens vazias para representar um espaço em branco… que poderia ser resolvido com um simples css margin

      domingo, 30 de outubro de 2011 às 10:26
  • 37ºEsdras escreveu:

    Responder

    Talvez essa não seja a opinião mais popular mas discordo de tudo o que você disse.

    Pense que nesse mundo de TI, existem inumeras ferramentas, tecnologias, linguagens de programação e isso sempre foi motivo de grandes discussões. Isso ~e melhor que aquilo, essa linguagem não é orientada a objeto, essa linguagem é interpretada essa é compilada.

    Creio que o programador/design atingiu o objetivo se o cliente ficou satisfeito. Não importa se fez assim ou assado.

    Conheço gente que sabe tudo de css faz tudo através de um editor de texto usa as metodologias, tecnologias de ponta. Mas adivinha o site não fica legal, o cliente não gosta.

    Enquanto pode existir um cara que faz tudo com tabela sem usar css e o site fica bom muito bom.

    Então pra mim, o sucesso esta no que cada um é capaz de fazer sem, ja vi programador em clipper fazer cada sistema.. Em contrapartida ja vi sistemas em JAVA que são horriveis e não funcionam.

    Essa é minha opinião.

    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 às 10:57 www.paulinia.sp.gov.br
  • 38ºAdan Satller Nogueira escreveu:

    Responder

    Na minha opnião, não é só o fato do cliente “gostar” do serviço condiz que ele foi bem feito e ficar por isso mesmo, posso comparar um pedreiro que ao construir algo, o cliente a principio gostará de seu serviço e o pagará normalmente pelo serviço, mas é só passar um pequeno tempo que erros vão aparecendo, ou seja, o cliente ter gostado ou não do serviço não condiz com a qualidade do profissional, apenas indica que ele vende bem, mas que, se não procurar instrução do que faz e se estruturar melhor, sera uma mal referencia para uma profissão do qual só quem sabe de verdade tem o seu espaço.

    Acho que ter recursos em programas não podem substituir o talento e conhecimento do profissional de WEB, se for assim, vou entender que tem muito profissional Dreamweveiro que se for trabalhar em outra plataforma simplesmente não fará nada prq o Dreamwever fazia por ele, e não ele por ele mesmo.

    Afinal estudar não é crime! (Minha opinião também!)

    E parabens pelo post! Precisamos de mais pessoas que falem o que os outros não querem comentar.

    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 às 14:11
  • 39ºCesar escreveu:

    Responder

    Cliente não cria profissional, vejo muitos argumentos por ai de pessoas que dizem que prq o cliente gostou a coisa vai ficar legal assim mesmo não importa como fez.

    Ser profissional em Web Design não é “Status” e sim conquista. Fazer um site meia boca, usando WYSIWYG, ser pago por isso e se “auto-entitular” Web Designer, é uma leviandade maior do que um cara criar um POST protestando contra esse tipo de conduta e instruindo aqueles que estão começando a não seguir por este caminho.

    Vlw Ai…Fui!

    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 às 0:04
  • 40ºEllen Rosa escreveu:

    Responder

    Reconhecimento profissional vem através de esforço pessoal, concordo com as praticidades que sempre vão existir para melhorar nosso dia a dia, mas depender deles é outra coisa.

    Abraços :)

    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 às 17:51
  • 41ºEverlon Passos escreveu:

    Responder

    Acho interessante quando as pessoas pegam um pequeno ponto como ter “spacer.gif” ou não no código e ficam bravas… Se o cara programa na unha ou usando uma ferramenta não interessa em nada, o importante é o cliente satisfeito e um trabalho bem apresentado, deixando claro que usando regras de “bom comportamento dos sistemas”. Agora se ele quer digitar TODO o código é problema dele! Se ele tiver tempo pra isso! Ferramentas são ferramentas: um trator não é menos profissional que uma enchada, o importante é o terreno arado!

    terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 às 12:51 www.worium.com.br
  • 42ºMarcio escreveu:

    Responder

    “Quem sabe faz ao vivo” já diz o grande Faustão! Os que realmente tem a capacidade de escrever um site no código sempre serão diferenciado dos demais isso é fato.

    Lembrando que talvez o que o cara quis dizer, é que o erro não esta nas ferramentas e sim no uso abusivo delas a ponto delas fazerem pelo profissional. Pelo menos foi o que eu entendi.

    Vlw!

    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 às 1:21
  • 43ºSplit escreveu:

    Responder

    Fica aí minha opinião, se você é programador e já teve vários clientes, vai ver, que nem todos estão dispostos a pagar um sistema ultra-mega-personalizado feito no notePad com tudo que há de melhor, uaehueahuaehuae, alguns clientes me pagam pra usar joomla, outros [poucos] pagam o suficiente pra eu juntar um time de programadores e fazer um sistema completo .NET personalizado para necessidade específica da empresa, nada contra spacer.gif, nd a ver, “inchada ou trator, o q importa é terreno arado”[ gostei =] ], e não precisa temer a concorrência, o mercado é novo, estou até precisando de parceiros no ramo..

    Minha opinião: especular não tem um propósito prático…

    Abraço a todos, o post não me agradou, mas você escreve bem e valeu, discutindo que agente aprende.

    sábado, 06 de março de 2010 às 8:09
    • 44ºMateus escreveu:

      Faz total sentido!

      domingo, 30 de outubro de 2011 às 10:28
  • 45ºDiego escreveu:

    Responder

    Casos e casos!!!! Nosso amigo está revoltado, tem q pensar melhor, o pessoal falou q ele tem o cranio tão grande, pena q não ta usando agora, qdo vamos postar temos q ver o q os outros pensam tbm, não a minha opinião propria, para opinião propria existe blog.

    Tbm tenho revolta contra sites ridiculos veja:
    http://www.marmorariaosjan.com.br/

    Quem fez isso, diz ser uma agencia de web!

    A diferença é a seguinte, no prazo de uma semana Você fica programando um site, para ganhar R$ 1.000.

    Em qto eu já fiz e vendi dois e ganhei R$ 2.000.

    Quem vai ficar milhonario primeiro no final das contas?

    Tbm concordo q devemos estudar e nos aprimorar, MAIS NÃO USAR ESSAS FERRAMENTAS, É COMO ANDAR PARA TRAZ, já imaginou se tivessemos esse pensamento contra a banda larga e usassemos so a discada?

    A tecnologia veio para FACILITAR NOSSA VIDA, não ha como fugir disso.

    terça-feira, 09 de março de 2010 às 10:03
  • 46ºOverhall escreveu:

    Responder

    Nossa quanta bobagem. Qual o problema de usar ferramentas que permitam ganhar tempo e produtividade? Se fosse para não usa-las não se gastavam milhões no desenvolvimento delas? E esta coberto de razão o colega Elvis Farias o que importa é o resultado final, não é porque o meu site tem um spacer.gif que é pior que o seu que foi feito no notepad…Quem decide isso é o mercado e pronto e o resto é bobagem e mimimi.

    quarta-feira, 10 de março de 2010 às 12:40
  • 47ºGuilherme Martins escreveu:

    Responder

    Na minha opnião acho que vocês não entenderam o ponto de vista do cara, ficam protegendo suas opiniões de maneira até a ofender o cara apenas prq ele expos seu ponto de vista.

    O que ele quis dizer que um cara que usa AUTOCAD é apenas um desenhista de engenharia utilizando uma ferramenta, e não o AUTOCAD que faz todo o rabalho do cara, até mesmo o ponto profissional.

    Ele não fez nenhuma objeção sobre o uso de ferramentas que auxiliam na criação, e sim da DEPENDENCIA dessas ferramentas para poderem serem “profissionais”. E infelizmente todos nós sabemos que na internet tem mais curioso mechendo com ferramenta de DREAMWEVER e “ganhando dinheiro porque o cliente gostou” do que profissionais de fato que podem utilizar qualquer ferramenta que beem entende para construir seus projetos.

    E a maioria define seu ponto de vista na seguinte questão: “Se o cliente gostou, é isso que vale”. Então tudo bem, para esses que dizem isso peço que morem numa ilha, isolado, pois no dia que precisar de uma avaliação de seu trabalho vinda de um profisisonal de fato, vão despencar.

    Cliente não tem conhecimento suficiente para julgar um trabalho de bom ou ruim , apenas gosta e pronto, mas profissionalismo que dizer tbm ter uma boa relação com pessoas do mesmo ramo. Faz o seguinte, da proxima, quando quiser avaliar a qualidade do seu trabalho, peça um profissional com mais experiencia o fazer. Pois só assim para saber se o “FATIAR” do Pohotoshop deu certo, ou se vai ter que realmente estudar mais sobre a sua propria profissão.

    Abraços, parabens pelo post e espero ver mais posts seus.

    quarta-feira, 10 de março de 2010 às 14:32
  • 48ºsérgio escreveu:

    Responder

    isso é besteira, quem esta começando tem que começar de alguma maneira e porque não usar os recursos disponiveis… todo bom jogador começões com bola dente de leite e nem por isso deixou de fazer gols… agora so chega na seleção quem realmente se dedica e tem talento. Toda profissão é assim, e em todo ramo tem os choorões que não conseguem espaço e colocam a culpa nos amadores… “sempre falo que so fico preocupado com a concorrencia se ela estiver ganhando mais pra fazer o mesmo serviço que eu”

    domingo, 23 de maio de 2010 às 20:05 www.ig.com.br
  • 49ºRangel escreveu:

    Responder

    De algum tem que se começar, e é vdd, só vai longe quem correr…

    não significa que alguém não estudado não possa desenvolver!

    já vi muitos curriculos ótimos, porem o camarada nem sabia q era URL!!! e?

    bom…corre que se não……..

    segunda-feira, 14 de junho de 2010 às 19:43 www.blackfullhott.comoj.com
  • 50ºAdriano escreveu:

    Responder

    Amigo, realmente é um problema. Mas é assim, bem vindo ao mundo do trabalho de design. Infelizmente é que somos uma classinha desunida e ainda “chata” para apontar, pentelhar e até mesmo afetuar crítica construtiva de todos os cantos. Eu hoje, já não me importo, tenho concorrentes vendendo sites a R$50,00 e são piores que isso que você citou, não é só o slice, é o slice e o printscreen mesmo, se não for cópia. Mas saiba, o google incentiva isso. Adivinha! Vender barato, mesmo que seja um trabalho de arte, com profissão definida etc… Eu sigo uma tabela de design, (“que é absurda para realidade onde vivo”) mas ela norteia o profissionalismo do amador. Não adianta chorar, será sempre assim, tem sempre um mané para dizer que faz. Esse cliente com certeza, se vier para ser atendido por mim, terá tratamento vip CC: Valor imposto pós cágad* do concorrente. Tenho gente que quer vender sites, e não sabe montar um formulário, tenho gente assim… é fatal, já percebi que esse mercado se prostituiu faz tempo. Viu técnico de informática, qualquer sobrinho sabe fazer….

    sábado, 19 de junho de 2010 às 0:06 www.templosite.com
  • 51ºAdriano escreveu:

    Responder

    Finalmente, pra mim, este artigo, foi papo de novato na profissão…. vai apanhar muito se ficar com este pensamento.

    sábado, 19 de junho de 2010 às 0:11 www.templosite.com
  • 52ºDiego escreveu:

    Responder

    “kra que sabe mesmo faz no notepad”, “o programador bom mesmo não usa framework”, “quem usa dreamweaver é sobrinho”…. até onde vamos, lembro quando o MS-DOS virou Windows, quando Unix virou Linux, e que não é preciso mais usar lynks para navegar na internet, nem jogar joguinhos de telnet…. graças a Deus os responsáveis por essa evolução na informática não pensavam como você.
    Se é mais rápido e fácil fazer com dreamweaver, vamos lá mão na passa, como diria o Tio Zé, “tempo é dinheiro”, enfim.. ainda uso Vim e Emacs, mas eles dão bastante produtividade agora ignorar softwares profissionais como dreamweaver por causa dos sobrinhos que usam, isso é infantilidade. Profissionalismo vem do conhecimento teório aplicado e não a ferramenta usada, pode-se fazer amadorismo com Eclipse/NetBeans, Photoshop como fazer profissionalismo com gimp, vim, notepad++… e vice-versa.

    sexta-feira, 23 de julho de 2010 às 5:25
  • 53ºalexandre escreveu:

    Responder

    Quem programa de verdade nem abre o DW, pq ele destroi a edentação do site!

    terça-feira, 03 de agosto de 2010 às 15:06
    • 54ºRodrigo Luis escreveu:

      Alexandre, como nosso amigo Adriano e outros aqui disseram e afirmo, se o cara é bom, ele faz com Dreamweaver, Vim, Notepad, NetBeams, Eclipse, até com palito de dente, não interessa.
      Não cuple o Dreamweaver, pois ele não é o vilão que faz os picaretas inundarem o mercado, o vilão é sim o picareta.

      terça-feira, 03 de agosto de 2010 às 17:12 www.webartz.com.br
  • 55ºAdriano escreveu:

    Responder

    Alexandre… no mínimo vc ouviu isso de alguém e não foi inteligente o suficiente para ver e procurar a função Aplly Source, que forma qualquer típo de código, inclusive xml, html, dhtml, php etc… no DW. Não é atoa que ele é o mais usado… porém, a gosto para tudo… e uso notepad++ por ser leve… Lixo é código de programador que não sabe programar, e não o programa. Você pode ser bom tanto em DW quanto Vim no linux. Ou pode ser um bosta em qualquer um dos dois.

    terça-feira, 03 de agosto de 2010 às 16:40
  • 56ºLuiza escreveu:

    Responder

    Concordo com o artigo e com os comentários que defendem o profissionalismo e a necessidade de ter regulamentações na profissão, mas fico extremamente assustada com a quantidade de erros ortográficos nesses comentários. Por favor gente, peguem um livro sem figurinhas pra ler de vez em quando.

    quinta-feira, 05 de agosto de 2010 às 14:24
  • 57ºAdriano escreveu:

    Responder

    A Web é livre. Sinta-se a vontade para colocar seu comentário. Inclusive na área de língua portuguesa (se houver). Aqui, a urgência não é a escrita, é a opinião. Se você quer minha tese e souber que qualquer cultura no mundo é dinâmica inclusive a própria língua portuguesa, eu mando em PDF uma síntese da evolução grega ao latim, do lusitano ao português atual. Caso seja só para dizer algo por não saber argumentar sobre web design, por favor comente o texto acima, e não os próprios comentários. Obrigado por respeitar a nossa opinião.

    sábado, 06 de novembro de 2010 às 18:35
  • 58ºDiego escreveu:

    Responder

    Concordo, também não gosto de quem posta só indignação sobre erros de português, deve ser um tipo de fobia, quando encontram uma palavra errada, um ‘s’ trocado por um ‘z’ ou um ‘o’ trocado por um ‘u’, devem sentir algum tipo de fobia e se obrigam a corrigir, vão eles aprender o português e deixar a gente comentar do jeito que a gente quiser, de certo um erro impede tal pessoa de interpretar o texto inteiro, hehehe

    domingo, 07 de novembro de 2010 às 0:54
  • 59ºAdriano escreveu:

    Responder

    Concordo, se fosse assim, a própria Folha, Globo e outras seriam impecáveis, mas não são. No entanto, como nossa comentarista luso-puritana onde vc, a, (ha *sem h), qro, cdf, etc, não tem sentido algum, apesar de estas pseudo prosopopéias neo-linguísticas estarem para ela piscando no texto assim como o sol na cara logo pela manhã quando ela lê o seu twitter em seu ipod de uma miguxa que trabalha no setor de design em sua empresa e usa aquela camiseta da moda que tem aquela cor escolhida selecionada pela paleta de cores da ignorância da modernidade ou imposição de status quo..

    Muito bom. Design é isso. Aceita qualquer um. É bom só porque conseguiu pagar uma boa faculdade, ou ainda tem em seu crachá assistente de design, ou ainda trabalha em uma agência de um primo amigo do irmão da tia. Eu não sei, mas acho que isso sim é nocivo. Eu trabalho o dia todo. Bato de porta em porta, e quando falo, diferente do que escrevo, sou muito bem entendido. Mas tudo bem… ainda se lê em nosso hino: Pátria Livre… ou morrer pelo Brasil (ou sua imaculada língua…). Me lembrei de um livro de um autor, que dizia que queria que o Brasil tivesse a língua Tupi Guarani… mas acho que nínguem deve conhecer… hahahahahahahahaha será que só eu leito aqui? huahauhauahuhauhauha

    domingo, 07 de novembro de 2010 às 23:59
  • 60ºJulio Nunes escreveu:

    Responder

    O ruim não é fazer um site usando o lado Designer do DW… o ruim é CONSERTAR/ATUALIZAR esse site… e convenhamos, quem é bom usa até o Bloco de Notas do windows… quando dá tempo né!!!

    sábado, 27 de agosto de 2011 às 1:11 vintage7080.blogspot.com
  • 61ºJames escreveu:

    Responder

    Foi um comentário antiprofissional o seu, vc esta falando de space? cara a pergunta é… Isso vai fazer o sistema ficar mais lento? NÃO… isso vai fazer ficar frágil? NÃO… isso vai fazer dar erros nos códigos ou atrapalhar o desenvolvimento? NÃO… então n entendi esse seu comentário… desculpe mas essas ferramentas agilizam o processo e enquanto vc digita na mão tudo isso, vc perde produção, agora concordaria se ele limitasse o programador ou webdesign. ao contrario do que disse, brincar de programador é quem perde horas e horas em um código simples que pode ser feito no dreamweaver e apresenta o mesmo resultado.

    quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 às 10:45
  • Este post ainda não possui Pingbacks ou Trackbacks

Faça seu Comentário

webARTz - Onde a WEB encontra a ARTE

Free Page Rank Tool Visitantes Online Server Monitor Spam Poison Creative Commons License
Contribuindo na Web desde Março de 2008| Powered by Wordpress.org| Hospedado na KingHost| Fundado por Rodrigo Luis e Anderson Backes
Voltar ao Topo