webARTz - Onde a WEB encontra a ARTE

14 jun
CodeIgniter e MVC – Parte  01 MVC: Conceito e Funcionamento.

CodeIgniter e MVC – Parte 01 MVC: Conceito e Funcionamento.

Olá pessoal,
De volta aos posts depois de um tempo, e para causar uma boa impressão no retorno ao site vamos abordar o MVC – Model View e Controller – Modelo, visão e controle no bom português. Por ser um assunto extenso vamos dividir em quatro partes – Primeira parte MVC: Conceito e Funcionamento; Segunda parte Controllers; Terceira parte Views e por fim Models.

Nesta primeira parte não vamos utilizar nenhum framework como exemplo, mas nas próximas etapas irei seguir o codeIgniter , mas a estrutura MVC funciona basicamente da mesma forma para maioria dos frameworks atuais do mercado. Quem quiser saber mais sobre o codeIgniter o Rodrigo Luis fez um ótimo post aqui no blog vale a pena conferir.

Então vamos lá.
O MVC é um padrão de projeto que divide o software em camadas tornando o desenvolvimento mais rápido e com maior controle, toda mudança no software torna se mais fácil devido à divisão de camadas. Um grande impacto na utilização do MVC é a reutilização de códigos e melhor integração da equipe, podemos ter um profissional especializado em layout trabalhando em conjunto com o desenvolvedor sem existir uma grande dependência. Padrão MVC implementado com um bom padrão de desenvolvimento, pode se eliminar a dependência entre design e programação em quase 100%. Uma boa solução para os dias de hoje onde o prazo é um dos maiores inimigos dos profissionais de TI, sem o comprometimento da qualidade do produto final.

Fluxo de funcionamento do MVC

O funcionamento do MVC basicamente simples, vamos imaginar a seguinte situação um usuário esta prestes a fazer um cadastro em nosso sistema, ele esta usando o navegador normalmente e acessando o formulário de cadastro montado normalmente com html, css e etc. ele esta acessando a View do nosso sistema. Após preencher todas as informações do cadastro ele submete o formulário com os dados e a ação que será interpretada pelo nosso Controller, ao chegar no Controller a ação é interpretada , e executa a operação para inserir os dados enviados através do Model. É recomendado e que todas as regras de negócio, cálculos e consultas sejam executadas no Model sempre que for possível. Nesta etapa são efetuadas todas as operações no banco de dados, após executada a tarefa o Model apresenta o retorno para o Controller caso positivo o controller trata as informações e monta uma nova View para o usuário final, que provavelmente receberá a listagem do cadastro em nosso sistema. Caso ocorra um erro, o mesmo deve ser tratado ainda no Controller.

Para melhor compreensão um esquema abaixo:
MVC

Simples né?

Todas estas operações são efetuadas em poucos instantes, o usuário não percebera a diferença em nenhum momento, e para você o controle sobre a aplicação ficou muito mais fácil.
Cada etapa será detalhada nos próximos posts. Valeu!

Etiquetas:

Comentários (0)

Trackbacks/Pingbacks (0)

  • Este post ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar !!
  • Este post ainda não possui Pingbacks ou Trackbacks

Faça seu Comentário

webARTz - Onde a WEB encontra a ARTE

Free Page Rank Tool Visitantes Online Server Monitor Spam Poison Creative Commons License
Contribuindo na Web desde Março de 2008| Powered by Wordpress.org| Hospedado na KingHost| Fundado por Rodrigo Luis e Anderson Backes
Voltar ao Topo